Terapia da Fala online
Sessão Online de Terapia da Fala
Posted by: Comments: 0

A terapia da fala online, ou teleterapia, é quando as sessões de terapia da fala ocorrem através de videoconferência num computador ou tablet.

O Terapeuta da Fala apoia o seu paciente através de várias atividades digitais, de forma a atingir os seus objetivos terapêuticos.

A teleterapia, para a maioria das crianças e adultos tem o potencial de ser tão eficaz como as sessões presenciais. Já há vários estudos científicos que o demostram. Se pretender pode marcar o seu rastreio gratuito online.

O formato das sessões de Terapia da Fala com que estávamos familiarizados era maioritariamente o formato presencial. Com o aparecimento da pandemia do novo coronavírus em março de 2020, este paradigma alterou-se. Atualmente, o formato mais prevalente passou a ser das sessões de terapia da fala online com todas as suas vantagens.

5 Vantagens da Terapia da Fala online

 

1 – Redução de custos

Uma das grandes vantagens da terapia da Fala online é que não terá mais o custo da deslocação (gasolina, bilhete de transportes públicos ou parque de estacionamento). Além disso, o valor da sessão também é mais económico porque o terapeuta não necessita de se deslocar nem de alugar espaço. No entanto, continua a ser comparticipado pela maioria dos subsistemas de saúde (ADSE, MEDIS, SAMS…) e o recibo entra como despesa de saúde no IRS. (colocar link para a pagina de comparticipação)

 

2 – Economia de tempo e flexibilidade de horário

Não perde tempo nas deslocações até ao consultório para realizar a terapia da fala, acabando assim com aqueles longos minutos infernais passados no transito, especialmente ao final do dia. Além disso, é mais simples a marcação das consultas de terapia da fala, pois podem iniciar mais tarde uma vez que depois já não necessita de se deslocar até a casa.

 

3 – Maior conforto

Realizar as sessões de terapia da fala no  ambiente é sempre uma grande vantagem, tanto para adultos como para crianças. Para as crianças a grande vantagem é de estarem com os seus cuidadores e assim ser mais fácil  passar-se estratégias para que estes consigam replicar no dia-a-dia da criança funcionado como co-terapeutas. Nos adultos e idosos, especialmente os que têm dificuldades de locomoção também é uma grande vantagem estarem no conforto da sua casa

 

4 – A mesma eficácia

Sabia que a terapia da fala tem a mesma eficácia que a terapia presencial? Ao longo dos anos vários estudos têm demostrado que a Terapia da Fala online tem a mesma eficácia para a maioria dos casos, tanto em adultos como em crianças que a terapia da Fala presencial. Com a vantagem que os pais são obrigados a interagir muito mais durante a terapia online funcionado como co-terapeuta, fazendo com que com mais facilidade transfiram as estratégias que aprendem na terapia da fala para o dia-a-dia da criança.

 

5 – Realizar Terapia da Fala na língua nativa

Esta modalidade de Terapia da Fala faz com que seja possível emigrantes portugueses realizarem Terapia da Fala na sua própria língua o que por vezes é complicado em países como Suíça, Alemanha, França, Dubai. Também emigrantes que se encontram em países em que não há ou há poucos Terapeutas da fala (ex. Angola, Moçambique, Cabo Verde, Moçambique), desta forma os Portugueses que habitam nestes países já podem realizar terapia da Fala de uma forma simples e eficaz.

 

Existem muitas vantagens na terapia da Fala online, além das mencionadas anteriormente. Se ainda ficou com dúvidas pode ver o vídeo seguinte e contactar-me. Se quiser pode marcar a sua consulta de rastreio de forma gratuita.

Precisa de ajuda?