Terapia da Fala

Quais são os objetivos da Terapia da Fala?

A Terapia da Fala é a melhor forma de garantir que dificuldades de comunicação como a linguagem oral e escrita, fluência, deglutição, motricidade orofacial, processamento auditivo central e voz são tratadas de forma mais eficaz e que não se vão prolongar no tempo. Qualquer um destes casos pode ser tratado ou atenuado com sessões de Terapia da Fala.

A intervenção em terapia da fala está orientada para:

  • A melhoria da qualidade vocal nas situações referidas;
  • O acompanhamento pré e pós-cirúrgico em patologias laríngeas.

A reabilitação dos doentes submetidos a cirurgias de tumores de cabeça e do pescoço é também uma área de atuação em terapia da fala.

O objetivo principal nesta área é dirigido ao restabelecimento de padrões de alimentação e de comunicação.

Áreas de Intervenção da Terapia da Fala

As áreas de intervenção da Terapia da Fala incluem a prevenção, a avaliação, o diagnóstico e a reabilitação de diversas alterações da comunicação humana, nomeadamente, relacionadas com:

Comunicação

Processamento auditivo: sinais de alerta

Motricidade orofacial

Leitura e Escrita

Alimentação/Deglutição

Processamento auditivo central

Como funcionam as sessões de Terapia da Fala?

O Terapeuta vai começar por avaliar e diagnosticar para conseguir perceber quais são os problemas do seu paciente. Estas dificuldades vão ser avaliadas através de diversos testes.

Após o diagnóstico do Terapeuta, é iniciado um plano de tratamento para as capacidades que se encontram alteradas. Os planos de intervenção têm uma duração variável. Os resultados podem ser atingidos numa questão de meses ou pode ser necessário um acompanhamento prolongado em casos mais graves.

​Quem pode ter acompanhamento em Terapia da Fala?

O acompanhamento em terapia da fala pode ser feito junto de pessoas de todas as idades, com diferentes patologias que comprometem:

  • A comunicação interpessoal;
  • Determinadas funções orgânicas, como a mastigação e a deglutição.

Ao iniciar-se um plano intervenção, o paciente consegue restruturar e reabilitar o conhecimento linguístico, qualidade vocal, da fala e da alimentação.

PRECISA DE UM TERAPEUTA DA FALA?

Faça já o seu rastreio online gratuito!

Open chat
Precisa de ajuda?