Gaguez nas Crianças

“O meu filho com 3 anos começou a gaguejar muito”

“ Tenho 19 anos e sempre gaguejei muito”

“ Falo tão rápido que ninguém me percebe”

A gaguez é uma perturbação da comunicação, que está incluída nas perturbações do Neurodesenvolvimento no DSM-V (manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais ).

Atinge aproximadamente 5% das crianças e 1% da população adulta. A maioria das pessoas que gaguejam têm familiares com a mesma condição, o que demonstra o forte carácter genético deste handicap, que não tem base emocional, mas, segundo os estudos, com as possíveis alterações neurológicas que nascem com as pessoas que gaguejam.

A característica essencial da gaguez é uma perturbação na fluência normal e organização temporal da fala, inadequadas para a idade do individuo. Esta perturbação é caracterizada por frequentes repetições ou prolongamentos de sons e sílabas.

Podem também estar incluídos outros tipos de perturbação da fluidez da fala, incluindo interjeições, palavras divididas (por exemplo, pausas dentro de uma palavra), bloqueios audíveis ou silenciosos (pausas preenchidas ou vazias na fala), circunlóquios (substituições de palavras para evitar palavras problemáticas), palavras produzidas com um excesso de tensão física, repetições de palavras monossilábicas (“E-E-E-ele”). A alteração na fluência interfere com o rendimento escolar, laboral ou com a comunicação social.

A intensidade da perturbação varia em função das situações e muitas vezes é mais grave quando há uma pressão social para comunicar (por exemplo, numa exposição na escola ou numa entrevista de emprego). A gaguez muitas vezes não se verifica na leitura oral, no canto ou a falar a objetos inanimados ou animais.

Em Portugal a incidência da gaguez afeta cerca de 100 mil pessoas. É cerca de quatro vezes mais comum no género masculino.

Aproximadamente 5% de todas as crianças passam por um período em que o seu discurso pode apresentar repetições, pausas, bloqueios e prolongamentos. Sucede durante cerca de três meses e em 75% dos casos recuperam espontaneamente. Se tal não acontecer ou se surgirem outros comportamentos associados, é necessário consultar um terapeuta da Fala.

A gaguez é importante pela sua frequência e porque se pode associar a uma redução da autoestima, isolamento social, ansiedade e, no caso das crianças, ser um fator de gozo ou de segregação pelos colegas.

Como lidar com a gaguez do seu filho:

  • Não critique a criança por causa dos seus problemas de fala;
  • Fale de forma simples, clara, fácil e com frases curtas;
  • Não peça para a criança falar mais devagar ou que respire;
  • Não enfatize mais os erros achando piada;
  • Não corrija a criança à frente de outras pessoas;
  • Se a criança gaguejar não se mostre impaciente;
  • Quando a criança falar mal, devolva com o padrão correto;
  • Não diga para parar e começar novamente ou para pensar antes de falar;
  • Não complete as palavras;
  • Não questione oralmente quando a criança está cansada ou excitada;
  • Mantenha um ambiente tranquilo, com oportunidades para a criança contar calmamente as suas histórias e novidades;
  • Não se esqueça que quando a criança fala necessita da sua atenção;
  • Não finja que a criança não gaguejou.

 

Sinais de alerta

 

Repetições de sons e sílabas;

Prolongamentos de sons;

Interjeições;

Palavras partidas (por ex., pausas dentro de uma palavra);

Bloqueio audível ou silencioso (por ex., pausas preenchidas ou não preenchidas na fala);

Circunlocuções (substituições de palavras para evitar as que são problemáticas);

Palavras produzidas com excesso de tensão física visível;

Repetições de palavras monossilábicas completas (por ex., “Eu-eu-eu vou”).


Saiba mais sobre Terapia da Fala:

Terapia da Fala no domicílio

Terapia da Fala no domicílio – Vantagens

 A minha história como Terapeuta da Fala Estávamos em 2008 e eu tinha acabado o meu curso de Terapia da Fala. Estava entusiasmada, porque tinha adorado o curso e aquilo que... read more

Terapia da Fala online

Terapia da Fala Online: Vantagens

A terapia da fala online, ou teleterapia, é quando as sessões de terapia da fala ocorrem através de videoconferência num computador ou tablet. O Terapeuta da Fala apoia o seu paciente através... read more

Identificou alguns dos sinais de alerta no seu filho?

Open chat
Precisa de ajuda?