Fala nas Crianças
“Tenho 16 anos e não digo o som L e por isso torno-me tímido”
“A minha filha com 5 anos diz pato em vez de prato”
“Na escola os amigos gozam o meu filho porque ele troca muitos sons”
A fala é caraterizada pela atividade de utilizar a linguagem oral recorrendo a sons e palavras que sejam comuns a uma comunidade, para que todos possam ser compreendidos.
Para que ocorra articulação dos sons, é necessário que exista um equilíbrio na coordenação dos movimentos neuromusculares orais, mais especificamente nos órgãos da respiração (pulmões, traqueia, faringe, boca e nariz) e da articulação (lábios, língua, palato duro, palato mole, dentes e fossas nasais).
Perturbações dos sons da fala
As perturbações dos sons da fala podem resultar de uma dificuldade motora/articulatória relacionada com uma alteração musculoesquelética ou com o conhecimento intuitivo e com a organização mental dos diferentes sons. Esta perturbação pode dividir-se em:
Perturbação Articulatória
Dificuldades na produção dos sons da fala, normalmente caracterizados por substituição de um som por outro (“uápis” em vez de “lápis”); omissão de um som (“pato” em vez de “prato”) e distorção de um som (“chapo” em vez de “sapo”).
Perturbação fonológica
A característica essencial da Perturbação Fonológica consiste numa incapacidade para utilizar sons da fala, esperados evolutivamente e próprios da idade e idioma. Esta perturbação pode envolver erros na produção, uso, representação ou organização dos sons, tais como (mas não limitados a) substituição de um som por outro (uso do som /t/ em vez do /q/) ou omissões de sons (tais como as consoantes finais).
Dispraxia verbal do desenvolvimento (DVD)
Esta é a perturbação mais grave dos sons da fala e é de origem neurobiológica. As crianças com este diagnóstico apresentam dificuldades no planeamento e na programação motora das sequências necessárias para a fala, no entanto não apresentam alterações musculares.
Geralmente estas crianças têm um bom nível de compreensão, o seu grande de desafio é falar. Este diagnóstico surge muitas vezes de forma isolada, no entanto também é comum em crianças com autismo e trissomia 21.
As dificuldades da produção dos sons interferem no rendimento escolar, laboral ou na comunicação social.
Sinais de alerta
2 anos e meio
Ainda não diz os sons: /m/, /p/, /b/, /n/, /nh/, /t/, /k/, /g/, /d/, /f/ e /v/;
3 anos
Ainda não produz os sons /z/, /s/, /x/ e /j/;
3 anos e meio
Ainda não produz a última silaba das palavras, como “ga” em vez de “gato”;
4 anos
Ainda não produz os sons /R/ (rato);
5 anos
Ainda não produz os sons /l/, /lh/ e /r/ (cara);
5 anos e meio
Ainda não produz o /r/ (braço, garfo, cobra), ou faz distorção de alguns sons;