Fala nas Crianças

“Tenho 16 anos e não digo o som L e por isso torno-me tímido”

“A minha filha com 5 anos diz pato em vez de prato”

“Na escola os amigos gozam o meu filho porque ele troca muitos sons”

fala é caraterizada pela atividade de utilizar a linguagem oral recorrendo a sons e palavras que sejam comuns a uma comunidade, para que todos possam ser compreendidos.

Para que ocorra articulação dos sons, é necessário que exista um equilíbrio na coordenação dos movimentos neuromusculares orais, mais especificamente nos órgãos da respiração (pulmões, traqueia, faringe, boca e nariz) e da articulação (lábios, língua, palato duro, palato mole, dentes e fossas nasais).

 

Perturbações dos sons da fala

As perturbações dos sons da fala podem resultar de uma dificuldade motora/articulatória relacionada com uma alteração musculoesquelética ou com o conhecimento intuitivo e com a organização mental dos diferentes sons. Esta perturbação pode dividir-se em:

Perturbação Articulatória

Dificuldades na produção dos sons da fala, normalmente caracterizados por substituição de um som por outro (“uápis” em vez de “lápis”); omissão de um som (“pato” em vez de “prato”) e distorção de um som (“chapo” em vez de “sapo”).

Perturbação fonológica

A característica essencial da Perturbação Fonológica consiste numa incapacidade para utilizar sons da fala, esperados evolutivamente e próprios da idade e idioma. Esta perturbação pode envolver erros na produção, uso, representação ou organização dos sons, tais como (mas não limitados a) substituição de um som por outro (uso do som /t/ em vez do /q/) ou omissões de sons (tais como as consoantes finais).

Dispraxia verbal do desenvolvimento (DVD)

Esta é a perturbação mais grave dos sons da fala e é de origem neurobiológica. As crianças com este diagnóstico apresentam dificuldades no planeamento e na programação motora das sequências necessárias para a fala, no entanto não apresentam alterações musculares.

Geralmente estas crianças têm um bom nível de compreensão, o seu grande de desafio é falar. Este diagnóstico surge muitas vezes de forma isolada, no entanto também é comum em crianças com autismo e trissomia 21.

As dificuldades da produção dos sons interferem no rendimento escolar, laboral ou na comunicação social.

 

Sinais de alerta

 

2 anos e meio

Ainda não diz os sons: /m/, /p/, /b/, /n/, /nh/, /t/, /k/, /g/, /d/, /f/ e /v/;

 

3 anos

Ainda não produz os sons /z/, /s/, /x/ e /j/;

 

3 anos e meio

Ainda não produz a última silaba das palavras, como “ga” em vez de “gato”;

 

4 anos

Ainda não produz os sons /R/ (rato);

 

5 anos

Ainda não produz os sons /l/, /lh/ e /r/ (cara);

 

5 anos e meio

Ainda não produz o /r/ (braço, garfo, cobra), ou faz distorção de alguns sons;


Saiba mais sobre Terapia da Fala:

Processamento auditivo central

Processamento auditivo central

Já ouviste falar em processamento auditivo central ❓ Conheces alguém que ouve bem, mas tem dificuldade em perceber o que foi dito❓ Provavelmente essa criança/adulto que conheces tem uma alteração no processamento... read more

bilinguismo

Bilinguismo e o desenvolvimento da Linguagem

Cada vez recebo mais dúvidas relativamente ao bilinguismo e o desenvolvimento da linguagem, por isso hoje vou falar um pouco sobre este assunto. Uma coisa é certa: todos os pais querem... read more

Terapia da Fala no domicílio

Terapia da Fala no domicílio – Vantagens

 A minha história como Terapeuta da Fala Estávamos em 2008 e eu tinha acabado o meu curso de Terapia da Fala. Estava entusiasmada, porque tinha adorado o curso e aquilo que mais... read more

Terapia da Fala online

Terapia da Fala Online: Vantagens

A terapia da fala online, ou teleterapia, é quando as sessões de terapia da fala ocorrem através de videoconferência num computador ou tablet. O Terapeuta da Fala apoia o seu paciente através de... read more

Identificou alguns dos sinais de alerta no seu filho?

Open chat
Precisa de ajuda?