Terapeuta da Fala

Olá!

O meu nome é Rita e sou terapeuta da fala desde 2008. Cedo percebi que o meu percurso passaria pelas psicopatologjas da comunicação e linguagem área onde conclui o meu mestrado em 2012.

Desde então, trabalho no atendimento clínico infantil e de adultos com ênfase nas alterações de linguagem, perturbações de leitura e do processamento auditivo central para além da comunicação, voz e deglutição.

Sendo a prevenção um dos pilares da saúde, ao longo dos anos tenho também desenvolvido projetos relacionados com a prevenção e deteção precoce de alterações de linguagem em diversos infantários.

Nestes 12 anos já colaborei com centenas de educadores de infância, professores e dezenas de infantários, escolas e colégios. O ano de 2020 fica marcado como o início da minha viagem no atendimento à distância, com consultas online de terapia da fala.

A paixão pela minha profissão e pelo que com ela consigo mudar na vida dos meus pacientes levou-me, ano após ano, a investir continuamente em formação em Portugal e no estrangeiro.

Em 2014 assumi a direção clínica e gerência da clínica Clipedagógica que mantenho até hoje, a par das consultas ao domicílio e online.

O atendimento personalizado desde a primeira consulta, a formação contante e a intervenção realizada no ambiente do paciente têm pautado o meu trabalho ao longos dos anos.

0
Pacientes atendidos em clínica
0
Pacientes atendidos em domicílio
0
Consultas online
0
Sessões de intervenção
  • Formação Avaliação e Intervenção nas perturbações dos sons da Fala, 2020, seedgo;
  • Avaliação diagnóstica da perturbação do espetro do autismo na 1º infância, 2020
  • Formação de 15 horas em aprendizagem, Rio de Janeiro;
  • Formação em PECS nível I, 2020;
  • Formação Atenção Conjunta e Envolvimento – Desenvolvimento comunicativo de crianças com PEA, 2020, Seedgo;
  • Pós-graduação em Perturbações da comunicação linguagem e fala: Bases teóricas, avaliação e intervenção, Criap 2019
  • Nível I, II, III especialização em processamento auditivo central, Criap 2018
  • Aprendizagem e perturbações da leitura e da escrita, relicário dos sons, 2017
  • Os sons da relicário, relicários dos sons, 2017
  • Oradora convidada para a apresentação do tema “A importância da deteção precoce das alterações de linguagem”, para educadoras de infância da associação de solidariedade social “de mãos dadas” DMD, Junho de 2009;
  • Oradora convidada para a apresentação do tema “A importância da deteção precoce das alterações de linguagem”, para educadoras de infância da associação de solidariedade social“o amanhã da criança”- Setembro de 2009;
  • Oradora convidada para a apresentação do tema “O desenvolvimento da linguagem” para alunos do curso profissional de apoio à infância na escola secundária da senhora da hora- Maio de 2012.

Terapeuta da Fala: o que faz?

O Terapeuta da Fala é um profissional de saúde com um curso superior (independente da medicina), que é responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal.

O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).

O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).

Quando consultar um Terapeuta da Fala?

Não necessita de ter uma doença diagnosticada para procurar um Terapeuta da Fala. Muitos menos há uma idade definida para consultar um Terapeuta da Fala.

Terapeuta da Fala vai ajudá-lo a compreender o que faz parte de um desenvolvimento normal e o que necessita de uma intervenção profissional.

Apenas uma avaliação com um Terapeuta da Fala o ajudará a adotar comportamentos favoráveis e promotores às dificuldades que se apresentam no momento.

Como reconhecer um Terapeuta da Fala qualificado?

Para o exercício da profissão de Terapeuta da Fala é exigido o registo obrigatório na Administração Central do Sistema de Saúde que reconhece o título profissional através da emissão da cédula profissional.

PRECISA DE UM TERAPEUTA DA FALA?

Faça já o seu rastreio online gratuito!

Open chat
Precisa de ajuda?