Terapia da Fala ao domicílio no Porto

Na Terapia da Fala ao domicílio desloco-me a casa dos pacientes, creche, infantário, escola, centro de estudos e lares da 3ª idade, dependendo do interesse do paciente. No Grande Porto (Matosinhos, Porto, Maia, Gondomar, Gaia, Espinho, Vila do Conde e Póvoa de Varzim).

Neste tipo de intervenção é possível verificar as verdadeiras dificuldades de comunicação dos pacientes no seu dia a dia e assim, reajustar estratégias e objetivos de intervenção.

Também há maior proximidade com os cuidadores e familiares o que torna mais simples colocar em prática diferentes estratégias, adequadas sempre à dinâmica familiar ou escolar.

Nos adultos e idosos com pouca locomoção ou em fase de convalescença, a Terapia da Fala no domicílio tem a vantagem de evitar a deslocação dos pacientes, fazendo com que seja possível iniciar de imediato o tratamento, mesmo quando o paciente ainda está a ser medicado (medicação intravenosa, soro…).

Sessões de Terapia da Fala ao domicílio, para crianças no Porto

Atrasos na linguagem, dificuldades de pronúncia, gaguez, problemas de voz, deglutição atípica, dificuldades na escrita, dificuldades na leitura, problemas de atenção, hiperatividade.

Serviços de Terapia da Fala ao domicílio, para adultos no Porto

Problemas de pronúncia, gaguez, problemas de voz, deglutição atípica. Dificuldades na escrita e leitura, reabilitação da linguagem para danos cerebrais.

Tratamentos de Terapia da Fala ao domicílio, para idosos no Porto

Reabilitação de linguagem para danos cerebrais (AVC), Reabilitação de linguagem para doenças neurodegenerativas (demência, Alzheimer e Parkinson). Além de distúrbios da fala e da linguagem, mastigação e deglutição.

Preços das Sessões de Terapia da Fala ao domicílio

As sessões domiciliares, tal como as realizadas em clínicas, são subsidiadas pelos subsistemas de saúde (SAMS, ADSE, MEDIS, MULTICARE, ADVANCE CARE…) e podem ser descontadas no IRS (despesas de saúde).

A Terapia da Fala ao domicílio é comparticipada pela maioria dos subsistemas se saúde (Médis, ADSE, SAMS, MULTICARE…), além disso, no caso das crianças os cuidadores têm direito a receber um apoio mensal da segurança social que é independente dos rendimentos do agregado familiar.

Também no caso de crianças em que os cuidadores têm algumas dificuldades económicas para suportar o custo da terapia, a Segurança Social tem um subsídio que dependendo dos rendimentos do agregado familiar pode comparticipar a totalidade do valor da Terapia da Fala.

Nestes casos, trato de toda a parte burocrática necessária ao pedido deste subsídio na Segurança Social.


Testemunhos dos Pacientes

Vantagens da Terapia da Fala ao Domicílio / Escola / Lar

Permite maior privacidade

Permite maior conforto

Poupar tempo em deslocações

Maior flexibilidade de horários

Sessões mais personalizadas e em maior contacto com a família

Relação mais próxima entre terapeuta e paciente

Relação mais próxima com professores e educadores

Permite uma maior proteção e segurança (contexto covid-19)

Open chat
Precisa de ajuda?