Processamento auditivo central

Processamento auditivo central
Posted by: Comments: 0

Já ouviste falar em processamento auditivo central ❓

Conheces alguém que ouve bem, mas tem dificuldade em perceber o que foi dito❓ Provavelmente essa criança/adulto que conheces tem uma alteração no processamento auditivo. 

 1º temos que perceber que ouvir não é simplesmente detetar um som. Pois além de detetar o som também é preciso localizar, reconhecer e compreender o som que estamos a ouvir. 

De uma forma simples o Processamento Auditivo Central (PAC) diz respeito ao percurso que o som faz desde a entrada da informação auditiva (ouvido) até à chegada da mesma ao Sistema nervoso Central, para aí ser analisada e interpretada. 

Ao longo deste caminho ocorrem diferentes processos que são responsáveis pelo tratamento do som sobre diferentes aspetos:

  • Deteção do som: era um som?
  • Localização sonora: de onde vem esse som?
  • Discriminação auditiva: estes sons são iguais ou diferentes?
  • Reconhecimento auditivo: o que provocou esse som?
  • Compreensão: o que significa esse som?
  • Atenção auditiva: qual é o estímulo mais importante?
  • Memória auditiva: É a capacidade de memorizar esse som e posteriormente lembrar dele quando necessitar.

Estas competências  são necessárias para ANALISAR e INTERPRETAR os sons.

Perturbação do processamento auditivo

Mas quando há uma falha neste rápido trajeto, o indivíduo pode ter as suas funções de compreensão da linguagem comprometidos. 

Neste caso apresenta uma perturbação do processamento auditivo central (PPAC).

As Crianças ou adultos com alterações do processamento auditivo  normalmente têm uma audição normal. Por isso é que muitas vezes as crianças chegam até mim com um audiograma que é o exame que avalia a audição normal. Mas o problema não está no ouvido, mas sim, no processamento da informação auditiva. 

A Perturbação do Processamento Auditivo Central, pode interferir na vida social/escolar/ profissional do indivíduo.

Processamento auditivo: sinais de alerta
Processamento auditivo: sinais de alerta

Principais sinais de alerta:

Os principais sinais:

  • Trocas de sons e letras;
  • agitação, cansaço rápido durante as aulas ou apatia;
  • memória auditiva prejudicada;
  • dificuldade de concentração;
  • dificuldades em compreender  a informação em ambientes ruidosos;
  • Dificuldade para entender conceitos abstratos;
  • demora para compreender o que lhe foi dito.

São muitas vezes crianças muito distraídas e que utilizam sistematicamente o “ah”, “repete”, “não percebi. 

Avaliação do Processamento auditivo:

O Terapeuta da Fala pode suspeitar de uma alteração do PAC e se tiver formação especifica, pode realizar um rastreio. Se essa suspeita se mantiver, o paciente é encaminhado para uma avaliação com um audiologista com uma especialização para avaliação do PAC. Esta avaliação só pode ser realizada em crianças a partir dos 6 anos de idade. Mas anteriormente o Terapeuta da Fala já pode suspeitar que há alterações de linguagem que podem ser uma consequência de alterações ao nível do processamento auditivo central.

Intervenção

Após o exame, é possível ter um relatório com os resultados, no qual terão as competências preservadas e aquelas com desempenho abaixo do esperado para idade, identificando assim o tipo de alteração que precisa de ser trabalhada.

A Terapeuta da Fala com formação em PAC irá realizar o treino auditivo adequado, haverá melhoria das competências auditivas e os problemas causados pelo PPAC, poderão ser minimizados!!! Por isso, é muito importante um diagnóstico precoce.

Se o seu filho tiver um diagnóstico de PPAC, não se esqueça de te certificares que a Terapeuta da Fala que irá realizar o treino auditivo tem formação especializada nesta área. Uma Terapeuta da Fala sem essa formação não poderá realizar treino auditivo. 

Se o seu filho necessitar de realizar treino auditivo por apresentar PPAC, marque uma consulta comigo, pois possuo formação específica em PAC. 

Precisa de ajuda?