Processamento auditivo central

Processamento Auditivo Central nas Crianças

O Processamento Auditivo Central (PAC) diz respeito ao percurso que o som faz desde a entrada da informação auditiva (ouvido) até à chegada da mesma ao Sistema nervoso Central, para aí ser analisada e interpretada.

Ao longo deste caminho ocorrem diferentes processos que são responsáveis pelo tratamento do som sobre diferentes aspetos (localização sonora, memória, discriminação, duração, frequência, intensidade, reconhecimento, integração ou separação binaural, entre outros) e que são fundamentais para se conseguir processar a informação auditiva de forma adequada e, assim, dar significado ao que ouvimos.

Perturbação do Processamento Auditivo (PPA)

A perturbação do processamento auditivo central é uma disfunção auditiva que surge pela falta de estímulos sonoros durante a infância. O individuo tem dificuldade em perceber, memorizar ou compreender mensagens e informações que ouve.

Estas alterações variam de grau leve a severo e podem ocorrer em qualquer altura do desenvolvimento, desde crianças aos idosos. Problemas no Processamento auditivo Central podem afetar as capacidades escolares, musicais, de comunicação e sócio-emocionais.

Os estudos indicam que 2 a 5% das crianças em idade escolar apresentam  alterações no processamento auditivo, nos adultos este valor é muito variável devido aos critérios de exclusão.

A maioria das crianças com esta perturbação apresentam dificuldades em:

  • Dificuldade em manter a atenção a estímulos sonoros;
  • Dificuldade em compreender o discurso em ambiente ruidoso;
  • Solicitação para repetição de informações auditivas;
  • Respostas inconsistentes ou inapropriadas;
  • Respostas orais retardadas durante comunicação oral;
  • Comportamento agitado;
  • Distração frequente;
  • Dificuldade em seguir instruções orais;
  • Dificuldade em localizar o som no espaço;
  • Redução das competências musicais;
  • Problemas de aprendizagem.

Avaliação

A maioria das avaliações auditivas realizadas (audiograma) tem como objetivo aferir as condições anatomofisiológicas do aparelho auditivo, assim como a chegada ou não do sinal acústico ao SNC.

No entanto, normalmente, estes exames não avaliam os processos cognitivos inerentes à análise do sinal acústico de forma a ser posteriormente descodificado.

Assim, a avaliação auditiva anatómica e fisiológica tradicional (audiogramas, potenciais evocados) por si só não traduz o estado das competências ao nível do processamento auditivo central.

Quando o Terapeuta da Fala suspeita de uma Perturbação do Processamento Auditivo Central, encaminha o paciente para uma avaliação do PAC que é realizada por um audiologista.

Essa avaliação consiste na aplicação de um conjunto de testes auditivos que irão avaliar diversas competências auditivas. Se for confirmada esta perturbação, o Terapeuta da Fala faz a intervenção. No entanto, só Terapeutas da Fala com essa especialização é que podem fazer treino auditivo, como é o meu caso. 

 

Sinais de alerta

 

Parece não ouvir bem;

Incomoda-se com ruídos ou sons intensos;

Trocas ou distorções na fala como por exemplo no som /r/ ou /l/;

É muito distraída ou desatenta;

Fala muito “hã”, “o quê?” ou “não percebi”;

Dificuldade em memorizar músicas;

Não consegue lembrar-se das instruções recebidas auditivamente;

Tem dificuldade para perceber o que está a ser dito em ambientes ruidosos ou com muitas pessoas a falarem ao mesmo tempo;

Deixa o volume da televisão muito alto;

Dificuldade de localizar o som;

Tem dificuldade em contar um acontecimento vivido por si ou contar uma história;

Dificuldade em transmitir recados;

Troca muitas letras na escrita;

Dificuldade na leitura fluente de um texto;

Dificuldade em reconhecer a silaba tónica das palavras.


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