Linguagem nas Crianças
“ O meu filho tem dois anos e ainda não constrói frases”
“O meu filho tem 4 anos e repete constantemente as minhas perguntas”
“A minha filha tem cinco anos e tem um discurso desorganizado”
A linguagem é considerada a forma de comunicação por excelência e exclusiva do ser humano, permitindo a troca de ideias, a expressão de sentimentos, a interação e a aprendizagem.
A linguagem oral compreende a componente expressiva e compreensiva e é composta por 4 elementos linguísticos:
- Semântica: reconhecimento, significado e relação entre as palavras;
- Morfossintaxe: conhecimento implícito das regras sintáticas e morfológicas necessárias para a construção de frases gramaticais;
- Fonológica: reconhecimento dos sons da fala;
- Pragmática: capacidade de adequação da linguagem ao contexto.
A aquisição da linguagem é um dos marcos mais importantes dos primeiros anos de vida.
O desenvolvimento da linguagem é um processo muito complexo que implica pensar, escolher palavras, construir frases, recorrer a símbolos para expressar o nosso pensamento, tudo numa fração de segundos, de modo a partilhar sentimentos, ideias, valores, factos e pensamentos. É um processo gradual, diferente e específico de cada criança, ainda que dentro de limites do esperado.
As alterações de linguagem poderão afetar um ou mais domínios linguísticos: fonológico, morfossintático, semântico e/ou pragmático com elevado impacto na socialização, desempenho escolar e qualidade de vida das crianças, jovens e suas famílias.
Problemas de Linguagem em Crianças
Atraso de desenvolvimento da linguagem (ADL)
O atraso no desenvolvimento da linguagem (ADL) é uma condição em que o nível de linguagem da criança é coincidente com o de uma criança mais nova. Este diagnóstico é utilizado até aos 6 anos, pois esta é a faixa etária em que se dá o desenvolvimento da linguagem (Morris, 2005).
Algumas das possíveis causas:
- Problemas neurológicos;
- Atraso psicomotor;
- Hereditariedade;
- Falta de estimulação;
- Perda auditiva total ou parcial;
- Bilinguismo: a criança aprende uma segunda língua sem dominar a materna;
- Alguns tipos de autismo.
Perturbação da linguagem
Este diagnóstico ocorre em crianças que apresentam dificuldades em todas os domínios da linguagem. Normalmente está associado a alguma patologia.
Exemplos:
- Perda auditiva;
- Paralisia cerebral;
- Perturbação do desenvolvimento inteletual;
- Autismo;
- Várias síndromes.
Perturbação do desenvolvimento da linguagem
Nas crianças com PDL a linguagem não evolui segundo os paramentos normais de desenvolvimento e habitualmente apenas uma ou duas áreas da linguagem encontram-se alteradas. A PDL aparece geralmente associada à perturbação de hiperatividade e défice de atenção e dislexia.
Sinais de alerta
12 meses
- Não aponta para objetos;
- Não usa gestos para comunicar;
- Não reconhece o seu nome.
15 meses
- Não diz as primeiras palavras;
- Não responde para não e adeus.
18 meses
- Não utiliza de forma consistente de 6 a 10 palavras;
- Não ouve bem ou discrimina os sons.
20 meses
- Não segue ordens simples;
- Vocabulário limitado.
24 meses
- Tem vocabulário inferior a 50 palavras;
- Não constrói frases com 2 ou 3 elementos.
2 aos 3 anos
- Não diz o seu próprio nome;
- Não identifica objetos simples;
- Não utiliza palavras para explicar as suas vontades;
- Usa palavras sem sentido;
- Não é compreendido pela maioria das pessoas;
3 aos 4 anos
- Não produz frases complexas (mais de 4 elementos);
- Não cumpre ordens complexas;
- A fala não é compreensível por todos;
- Não descreve acontecimentos.
4 aos 5 anos
- Não faz conto e reconto de histórias;
- Dificuldade em construir frases corretas;
- Dificuldade em identificar palavras que rimam;
- Ainda faz muitas trocas e omissões de sons.
5 aos 6 anos
- Ainda faz não articula corretamente todas as palavras;
- Discurso incoerente;
- Dificuldade em identificar erros gramaticais ou semânticos.