Terapia da Fala em Crianças

Os Terapeutas da Fala ajudam a tratar crianças com distúrbios de comunicação, voz ou alimentação. Isso inclui fala, uso da linguagem para socializar e interagir, falar fluentemente sem gaguejar, além de usar uma voz forte e saudável.

Crianças com dispraxia verbal podem apresentar-se como “faladoras tardias”, têm sons de fala extremamente limitados, balbuciar reduzido ou ausente na infância. As crianças no espectro do autismo podem ter dificuldades com a partilha de experiências, a solicitação ou a tomada de perspectiva (saber o que a outra pessoa deseja).

A Terapia da Fala é eficaz para ajudar essas crianças a desenvolver a fala por meio de técnicas de estimulação multissensorial ou a desenvolver as suas habilidades de comunicação social por meio de objetivos personalizados.

Os Terapeutas da Fala também trabalham em estreita colaboração com médicos e outros profissionais da saúde, como nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos e audiologistas. Também estabelecem contactos com profissionais educativos e serviços sociais.

Quando devo levar o meu filho a Terapeuta da fala?

Esta é uma pergunta difícil de responder, pois o terapeuta da Fala intervém em muitas áreas e não só na fala. De uma forma geral, se o seu filho apresentar um atraso ao nível dos marcos do desenvolvimento da fala e linguagem é um dos motivos para realizar uma avaliação em terapia da Fala.

Por outro lado, se gaguejar, estiver rouco, apresentar dificuldades no processo de aprendizagem da leitura e da escrita ou tiver seletividade alimentar são outros dos motivos mais comuns para procurar um Terapeuta da Fala.

O Terapeuta da Fala intervém em várias áreas da Terapia da Fala. As seguintes são as áreas mais comuns na intervenção em crianças:

Áreas de Intervenção da Terapia da Fala em Crianças

Processamento auditivo: sinais de alerta

Comunicação

A comunicação é um processo complexo onde ocorre troca de informação entre os intervenientes.Saber mais »

Linguagem

A linguagem é considerada a forma de comunicação por excelência e exclusiva do ser humano, permitindo a troca de ideias, a expressão de sentimentos, a interação e a aprendizagem.

Saber mais »

Fala

fala é caraterizada pela atividade de utilizar a linguagem oral recorrendo a sons e palavras que sejam comuns a uma comunidade, para que todos possam ser compreendidos.Saber mais »

Gaguez

Aproximadamente 5% de todas as crianças passam por um período em que o seu discurso pode apresentar repetições, pausas, bloqueios e prolongamentos.Saber mais »

Leitura e escrita

Ler é o processo que permite descodificar sinais gráficos, de forma a extrair informação desse material. Escrever é traduzir uma mensagem oral em sinais gráficos com significado.Saber mais »

Voz

A voz das crianças é suscetível de sofrer alterações devido a comportamentos abusivos como o grito, a imitação vocal ou a tensão muscular.Saber mais »

Motricidade orofacial

As crianças podem ter dificuldades de motricidade orofacial que podem interferir em diferentes funções do dia-a-dia: comer, falar e respirar.Saber mais »

Processamento auditivo central

Dificuldade em interpretar os sons que são ouvidos.Saber mais »

Testemunhos dos Pacientes

Precisa de ajuda?